A Carga Elétrica


A história da carga elétrica remonta ao século VI a.C, quando, na Grécia, se descobriu que o âmbar, resina vegetal fossilizada, atraía pequenos objetos quando era atritado com lã. Como o nome do âmbar, em grego, assemelhava-se a elektron, chamou-se esse fenômeno de fenômeno elétrico. A propriedade responsável pelo fenômeno recebeu o nome de carga elétrica.

A carga elétrica é uma propriedade física e intrínseca das partículas fundamentais que compõem e matéria. Esta carga, que determina as interações eletromagnéticas entre as partículas, está armazenada em grande quantidade nos corpos ao nosso redor e convenciona-se a existência de dois tipos de carga, a positiva e a negativa. 

Os termos “positiva” e “negativa” para os dois tipos de carga foram escolhidos arbitrariamente por Benjamin Franklin. Quando existe igualdade de cargas (equilíbrio), diz-se que o corpo está eletricamente neutro, ou seja, está sem nenhuma carga líquida para interagir eletricamente com outros corpos. 

A unidade de medida da grandeza carga elétrica no Sistema Internacional de Unidades é o coulomb, representado por C, que recebeu este nome em homenagem ao físico francês Charles Augustin de Coulomb. Todas as partículas observadas têm sempre uma carga que é um múltiplo inteiro de uma carga elementar, dada por: 

e=1,602x10^-19 C.

Assim, a carga de qualquer objeto é sempre um múltiplo inteiro da carga elementar. Esse fato, que foi descoberto Robert Andrews Millikan, é conhecido como princípio da quantização da carga. Além disso, temos o princípio da conservação da carga, no qual afirma que, em qualquer processo, as cargas não são criadas nem destruídas, apenas transferidas, mantendo-se assim, inalterado o valor da carga total.

Um corpo está carregado eletricamente quando possui uma pequena quantidade de carga desequilibrada ou carga líquida. Objetos carregados eletricamente interagem exercendo forças, de atração ou repulsão, uns sobre os outros. Essa força elétrica entre duas cargas pode ser expressa, matematicamente, através da lei de Coulomb. É importante saber que:

Os corpos carregados com carga de mesmo sinal se repelem, enquanto que corpos carregados com sinais opostos se atraem. 

Os átomos, que compõem a matéria, são constituídos principalmente por prótons, elétrons e nêutrons. Os prótons e os elétrons possuem cargas elétricas iguais em módulo, enquanto que os nêutrons são eletricamente neutros. Por mera convenção define-se que os prótons possuem uma carga elétrica elementar de uma unidade positiva, representada por +e, e que os elétrons têm uma carga elétrica negativa, expressa por -e.

_____________________
Referências:
[1] Halliday & Renisck. Fundamentos de Física. Eletromagnetismo. Volume 3, 9ª edição.

[2] https://pt.wikipedia.org/wiki/Carga_elétrica