O Que é a Física e Quais São os Seus Ramos?


A Física – palavra originada do grego physiké “natureza” – é a ciência que estuda os fenômenos naturais e também as propriedades da matéria, da energia, do espaço e do tempo. Tem por objetivo analisar as relações e acontecimentos da natureza, além de descrever e estabelecer as leis que regem os fenômenos naturais, explicando a maior parte de suas consequências.

Como a Física, de modo geral, é o estudo dos fenômenos da natureza, é importante deixar claro cada significado.  A palavra fenômeno significa acontecimento ou transformação. Os fenômenos físicos são aqueles em que não se alteram a natureza da matéria, do sistema ou do corpo. Caso haja essa alteração na natureza, serão classificados como fenômenos químicos.

Torna- se difícil até mesmo definir qual é o seu campo de atuação, pelo fato da Física está sempre em evolução e não possui limitações. Quando paramos e olhamos ao nosso redor, notamos que os fenômenos da natureza nos cercam no dia a dia e, usando a Física, podemos compreender como e por que eles acontecem.

Então, pelo fato da física ser uma ciência muito ampla, foi necessário ser dividida em diversos ramos. Assim, podemos dizer que a Física é dividida, basicamente, em 6 ramos, que são: Mecânica, Termologia, Eletricidade, Movimento Ondulatório, Óptica e Física Moderna.

Mecânica – esse é o ramo da Física que estuda os fenômenos decorrentes do estado cinemáticos dos corpos.

Termologia – a palavra significa estudo do calor (termo = calor, logia = estudo). Aqui é estudado o calor e os efeitos que eles têm sobre a matéria.

Eletricidade – nessa área são estudados os fenômenos elétricos e magnéticos, assim como a relação entre eles.

Movimento Ondulatório
– estuda as propriedades, formas e meios de propagação dos diferentes tipos de ondas.

Óptica – esse é um dos mais interessantes ramos da física (em minha opinião). É nessa área que são estudadas a formação de imagens.

Física Moderna – aqui é feito o estudo da Teoria da Relatividade e também dos efeitos Quânticos.

Referência:

Física para Ensino Médio, volume 1 / Luiz Felipe Fuke, Kazuhito Yamamoto – 1 ed. São Paulo, 2010.


Deixe seu Comentário