Eclipse lunar total foi visto no céu do Brasil


Pense em uma coisa fascinante! Pensou? Agora multiplique por dez... rs

Na noite do dia 27 por volta das 22:30hs os brasileiros tiveram o privilégio de observar um fenômeno raro, um eclipse lunar total e uma surperlua simultaneamente. A última vez que isso aconteceu foi em 1982, e só acontecerá outra vez daqui a 18 anos, em 2033.

Esse fenômeno é resultado do alinhamento do astro com a Terra e o sol. O eclipse lunar ocorre toda vez que a lua entra na sombra do nosso planeta, isto é, quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, exatamente na linha de intersecção de sua órbita com a da Lua, e sempre que a Lua está na fase cheia ou na fase nova. Isso faz com que a lua seja ocultada totalmente ou parcialmente pela “penumbra” da Terra.

Já a superlua é fenômeno acontece porque a órbita da lua, isto é, o caminho que a lua faz ao redor da Terra, não é circular, é achatada, formando uma elipse. Isso significa que em algum momento, a lua vai chegar um pouquinho mais perto da Terra e, ao chegar mais próximo do nosso planeta, ela permite que seja visualizada com um tamanho maior no céu.

Observei desde o início o processo em que a sombra da terra impedia a iluminação da lua. Como eu não tenho telescópio usei um binóculo, foi bem legal. Por volta das 23:30hs a lua já estava completamente “desaparecida” – na verdade ela estava avermelhada – pela sombra da Terra. 


Nossa atmosfera não filtra todas frequências da luz do sol, deixando passar as ondas cujas frequências se aproximam do vermelho ou laranja, como no fenômeno de difração da luz, por isso que logo a lua estava com um tom vermelho, “Lua de Sangue”.

Deixe seu Comentário