Modelo de pôster - Ano Internacional da Luz 2015


Olá pessoal. Essa postagem tem como objetivo disponibilizar um modelo de pôster de dimensões 100 x 80 cm.  O modelo disponível para download trata-se de um pôster para atrair o público do ensino médio, pois possui uma linguagem simples e bem interativa. 

O tema está relacionado com o ano internacional da Luz 2015 e tem como título “você sabia que a Luz é feita de pacotinhos?” para despertar a curiosidade daqueles que passarem e lerem. Além disso, as comprovações e descobertas científicas são mostradas de forma interativa, como em uma timeline – linha do tempo. Nesse modelo está incluso algumas datas e fotos de alguns cientistas importantes. Espero que gostem!

Abaixo está o modelo, para baixar  clique aqui.  



Pêndulo Simples - equação para o período de oscilação


Um pêndulo simples é um sistema composto por uma corda, ou um fio, que está acoplado a um corpo de massa m. A massa do fio deve ser desprezível quando comparada com a massa do corpo, que está preso a uma extremidade do fio e pode realizar oscilações.

Uma aplicação para o pêndulo simples é saber o valor aproximado da gravidade local em que se encontra. Para isso você só precisa saber o período de cada oscilação e o comprimento do fio. Assim, se você tem essas duas informações, poderá encontrar o valor da gravidade local através da expressão: 
 
Nessa equação T é o período da oscilação; L é o comprimento do fio e g é o valor da aceleração da gravidade. OBS: para que essa fórmula seja válida, o ângulo θ deve ser pequeno, pois como veremos, para ângulos pequenos sen θ = θ.

Quando afastamos a massa do ponto de equilíbrio e desprezamos a resistência do ar, a força peso é a que atua sobre o corpo para que ele volte à posição de equilíbrio. Decompondo a força peso vemos que Py=P.cosθ se anula a força de tensão no fio. Assim a força responsável pelo movimento de oscilação é a componente Px= P.senθ.
 
O ângulo θ, expresso em radianos, por definição é dado pelo quociente do arco descrito pelo ângulo, x no nosso caso, e o raio, que é dado por L. Assim temos:


Substituindo na equação de Px, sabendo que P = m.g e fazendo a aproximação senθ = θ, ficamos com:

Trocamos as constantes por uma única “K” e ficamos com
Vemos através dessa equação, que o pênduo executa um movimento harmônico simples MHS. Assim, como para qualquer MHS, o período é dado por

Podemos calcular o período do pendulo simples substituindo K pelo "nosso K" e cancelando os termos em comum, teremos finalmente