Ensino de ciências por investigação - Plano de Aula através da Problematização


De forma resumida, o ensino por investigação é uma abordagem baseada no questionamento do professor com os alunos, fomentando respostas dos estudantes com base nas evidências e na comunicação. Usando esse processo de investigação científica, o professor poderá sair da rotina baseada no ensino tradicional, além de ajudar os alunos a aprender a fazer ciência.

Incluir essa metodologia na sala de aula muda o papel do professor. Essa nova tarefa, de quem vai ensinar, se baseia na problematização dos fenômenos naturais e dará o suporte para as oportunidades de uso de experimentos e de argumentação, alfabetizando os alunos cientificamente. Dito isto, o professor deverá permitir que os alunos tenham a experiências de trabalhar por si próprios. Mesmo os alunos errando, o professor não deve dá a resposta, pois o erro é visto como parte essencial para o aprendizado e estimula os alunos a pensar e buscar responder suas dúvidas.

Abaixo disponibilizo um plano de aula pronto, sobre o trânsito e a primeira lei de Newton, onde trabalhei com essa abordagem juntamente com uma abordagem CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade. Utilizei esse plano para duas aulas de 50 minutos cada no estágio. Sem dúvida, essa metodologia motivou a participação dos alunos na aula, tornando a aula mais interativa e interessante.

BAIXE O PLANO DE AULA: Trânsito e a Primeira Lei de Newton.


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