De forma resumida, o ensino por investigação
é uma abordagem baseada no questionamento do professor com os alunos, fomentando
respostas dos estudantes com base nas evidências e na comunicação. Usando esse
processo de investigação científica, o professor poderá sair da rotina baseada
no ensino tradicional, além de ajudar os alunos a aprender a fazer ciência.
Incluir essa metodologia na sala de aula muda
o papel do professor. Essa nova tarefa, de quem vai ensinar, se baseia na problematização
dos fenômenos naturais e dará o suporte para as oportunidades de uso de
experimentos e de argumentação, alfabetizando os alunos cientificamente. Dito
isto, o professor deverá permitir que os alunos tenham
a experiências de trabalhar por si próprios. Mesmo os alunos errando, o
professor não deve dá a resposta, pois o erro é visto como parte essencial para
o aprendizado e estimula os alunos a pensar e buscar responder suas dúvidas.
Abaixo disponibilizo um
plano de aula pronto, sobre o trânsito e a primeira lei de Newton, onde trabalhei
com essa abordagem juntamente com uma abordagem CTS – Ciência, Tecnologia e
Sociedade. Utilizei esse plano para duas aulas de 50 minutos cada no estágio.
Sem dúvida, essa metodologia motivou a participação dos alunos na aula,
tornando a aula mais interativa e interessante.
BAIXE O PLANO DE AULA: Trânsito e a Primeira Lei de Newton.