Modelo atômico de Thomson - Postulados e principais falhas


O modelo atômico de Thomson melhorou o modelo atômico de Dalton. Em 1897, Joseph John Thomson conseguiu demonstrar que o átomo não é indivisível e formulou a teoria segundo a qual toda matéria, quais quer que sejam suas propriedades, contém partículas de mesmo tipo, com massa muito menor que a dos átomos dos quais elas fazem parte.

Foi através dos raios catódicos que Thomson demonstrou experimentalmente sua teoria. Esses raios catódicos eram gerados, basicamente (digo basicamente, no sentido de bem superficial, mas é uma longa história aqui rs), através da  passagem de uma corrente elétrica sob altíssima tensão por meio de um  tubo  em vácuo. Constatou-se que esses raios catódicos eram constituídos por partículas muito menores que qualquer átomo conhecido, por menor que ele fosse. Essas partículas eram os elétrons, que inicialmente foram denominadas de corpúsculos.

Thomson propôs que a matéria era formada por um modelo atômico um pouco diferente do modelo atômico de Dalton. Ele usou o modelo existente, com apenas algumas modificações. Assim ele postulou que: 

o átomo seria uma esfera maciça, divisível e de carga positiva, que continha corpúsculos (elétrons) de carga negativa distribuída uniformemente por toda superfície dessa esfera. Além disso, o número de cargas negativas era igual ao numero de cargas positivas, o que tornava o átomo eletricamente neutro. Tal modelo ficou conhecido como pudim de passas.

As principais falhas do modelo de Thomson são:

·         Ausência do núcleo;

·         Afirma que o átomo é maciço;

·         Ausência dos orbitais e dos níveis de energia;

·         Elétrons sem energia quantizada;

·       Embora tenha corrigido a indivisibilidade de Dalton, está incorreto por afirmar que os elétrons estão no núcleo.



Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_at%C3%B4mico
Átomos, Moléculas, Sólidos, Núcleos e Partículas 

Modelo atômico de Dalton - Postulados e principais falhas


Por volta de 450 a.C., ideias sobre o átomo já se discutia na Grécia antiga, a partir, principalmente, de Demócrito e Leucipo. No entanto, o átomo só recebeu de fato um caráter científico a partir da chamada teoria atômica de Dalton. A teoria atômica de Dalton foi baseada em experimentos e serviu como base para o desenvolvimento de outros modelos atômicos, que eram melhorados, cada vez mais, para explicar fenômenos que eram observados experimentalmente.

Alguns postulados da teoria de Dalton são:

  • Os átomos são maciços e apresentam forma esférica (semelhantes a uma bola de bilhar);
  • O átomo é a menor parte da matéria;
  • Os átomos são indivisíveis e são indestrutíveis;
  • Um elemento químico é um conjunto de átomos com as mesmas propriedades, tamanho, forma e massa, et.; Os átomos de diferentes elementos químicos apresentam propriedades diferentes uns dos outros.
  • O peso relativo de dois átomos pode ser utilizado para diferenciá-los;
  • Uma substância química composta é formada pela mesma combinação de diferentes tipos de átomos;
  • Numa reação química, átomos não são criados nem destruídos, apenas rearranjados.

   Algumas principais falhas desse modelo são:

- Sabemos que o átomo não é maciço como era proposto no modelo de Dalton;

- Hoje sabe-se que o átomo possui núcleo e uma eletrosfera, o que não apresentado no modelo de Dalton;

- O modelo de Dalton apresentava ausência de elétrons, orbitais e níveis de energia; 

- O núcleo possui quase a massa por completo de um átomo;

- Foi incapaz de explicar os fenômenos de eletrização: não explicava a existência de cargas.

- Dalton falava que o elemento químico é um conjunto de átomos iguais com propriedades iguais. Isso não é mais aceito porque sabemos da existência de isótopos.

Referências:
«Modelos atômicos: Dalton, Thomson e Rutherford». Vestibulando na Web. 2011. Consultado em 25 de fevereiro de 2013.

Como Usar o WhatsApp no Computador


Para as pessoas que passam boa parte do dia usando o computador, o WhatsApp agora está disponível tanto no celular como no computador, para proporcionar aos seus usuários uma comunicação mais abrangente.

O WhatsApp Web é uma extensão da sua conta do WhatsApp do aparelho celular para o computador. As mensagens que você envia e recebe são completamente sincronizadas entre seu aparelho celular e o seu computador, podendo ser vistas em ambos dispositivos (computador e celular). O WhatsApp Web não é uma outra conta do WhatsApp. Quando você usa o WhatsApp no seu computador ou no celular, está usando a mesma conta nos dois dispositivos (celular e computador).

Tudo que você fizer no aparelho celular será feita também no WhatsApp Web e vice versa, tudo em tempo real. Mas até o momento, o WhatsApp Web está somente disponível para aparelhos celulares AndroidiPhone 8.1ou superiorWindows Phone 8.0 e 8.1Nokia S60Nokia S40 EVOBlackBerry e BlackBerry 10.
Requisitos mínimos para poder usar o WhatsAp 

  • · Você precisa de uma conta WhatsApp ativa no seu aparelho celular.
  • · Você precisa usar a versão mais recente do Chrome, Firefox, Opera, Safari ou Edge como navegador em seu computador.
  • · Precisa também ter uma boa conexão em ambos os dispositivos, tanto no celular quanto no computador.
Para usar o WhatsApp no seu comutador, realize os seguintes passos:
1.  Vá até web.whatsapp.com no seu computador.
2.  Abra o WhatsApp no seu aparelho celular e vá para Menu > WhatsApp Web.
o  No Android: vá em Conversas > Menu > WhatsApp Web.
o  No Nokia S60 e Windows Phone: vá em Menu > WhatsApp Web.
o  No iPhone: vá em Ajustes > WhatsApp Web.
o  No BlackBerry: vá em Chats > Menu > WhatsApp Web.
o  No BlackBerry 10: Deslize de cima para baixo da tela > WhatsApp Web.
o  No Nokia S40: Deslize de baixo para cima da tela > WhatsApp Web.
3.  Escaneie o código QR da tela do seu computador com o seu telefone.


Pelo seu celular, você pode ver os computadores ativos ou até mesmo finalizar uma sessão. Para isso, basta ir até WhatsApp Web pelo seu celular.

Fonte:
https://www.whatsapp.com/