A importância do estágio para a prática do magistério


No Brasil, a prática de magistério, que é uma profissão para exercer o ensino infantil e boa parte do ensino fundamental, ainda é muito comum. A habilitação para exercitar tal profissão era adquirida após a conclusão do nível médio, e era durante esse período que as pessoas obtiam a formação necessária para ensinar.

O que antes era apenas necessário o ensino médio, atualmente exige-se o curso de licenciatura em pedagogia. Há um contraste muito intenso entre os professores do ensino básico de algumas décadas atrás com os atuais professores, com respeito as suas formações.

Além das técnicas de ensino que foram melhoradas e adaptadas como novas ferramentas para facilitar o ensino pedagógico que eles usam, os professores atuais do ensino básico estão mais familiarizados com a tecnologia, que não deixa de ser uma boa ferramenta para facilitar o aprendizado.

No processo de formação, uma coisa que deve-se chamar a atenção são os estágios. Os professores atuais são bem mais preparados para enfrentar a realidade escolar do que os professores de antes, na situação em que ambos iniciam sua profissão. Em geral, os professores do magistério antes não se preparavam através de um estágio, o que é diferente de hoje.

Contudo, o período de estágio, que faz parte atualmente da formação dos futuros professores, no curso de pedagogia,  é de extrema importância para todos que querem prevê e conhecer a realidade escolar e seu futuro local de trabalho e, assim, ter de antemão, uma expectativa positiva.




Texto feito na disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Física II.

Deixe seu Comentário